O que é?
Fórmulas conjugadas, também conhecidas como funções aninhadas, são cálculos mais sofisticados nos quais utilizamos a combinação de mais uma função para se chegar a um resultado determinado.
Neste tipo de fórmula, a função será usada como argumento de outra função, o que indica a necessidade de atendimento dos parâmetros da primeira função da fórmula para em seguida avançar para a resolução da segunda função e assim por diante. Os resultados destas fórmulas assumirão valores como Falso ou Verdadeiro
Exemplo
Em nosso exemplo, mostraremos como usar a combinação das funções MÉDIA e SE. Neste caso, a planilha fará o cálculo da média dos alunos e para que o aluno seja aprovado, é necessário que a média geral seja maior ou igual a 6. Para montar esta função siga os passos a seguir:
A fórmula a ser usada na célula correspondente ao aluno A da coluna Status será:
- =SE(MÉDIA(C3:D3)>=6);"Aprovado";"Reprovado").
Para saber como definir os argumentos desta função, siga os passos abaixo utilizando o Assistente de função:
- Selecione a célula E3;
- Clique em assistente de função, localizado na barra de fórmulas representado pelo símbolo fx.
- Na janela Inserir função, localize em Categoria a opção Lógica.
- Clique na função SE e em seguida Ok.
Relacione os dados da planilha nos argumentos da função, atribuíndo um critério, clicando OK após finalizar, como na figura abaixo:
- Teste_lógico: MÉDIA(C4:D4)>=6; C4>=6;
- Valor_se_verdadeiro: "Aprovado";
- Valor_se_falso: "Reprovado".
O status de aprovação somente será considerado se a condições for atendida. Tanto que em nosso exemplo, o cálculo das notas do aluno A, aponta para uma média inferior a 6. Dessa forma, o status deste aluno assume o valor Reprovado, que neste caso corresponde ao valor FALSO da fórmula conjugada, uma vez que sua média é 5,5.
Agora basta aplicar esta fórmula para as demais células da coluna Status. Para essa tarefa, posicione o mouse sobre o canto inferior direito da célula E3 e arraste até o local em que deseja aplicar a fórmula.
O resultado aparecerá como o mostrado na figura abaixo:
Observação: Ao usar este tipo de fórmula, é bom lembrar que fórmulas conjugadas pode conter até sete níveis, sendo que ao usar uma função X como argumento da função Y, esta será considerada como função de segundo nível.
Pratique!
Caso não consiga abrir os arquivos, clique nos links com o botão direito do mouse e escolha "salvar como".
0 comentários:
Postar um comentário